Dicas-livros-PMG-Vagas

10 dicas de livros para seu desenvolvimento profissional

Dia Mundial do Livro: veja 10 dicas de livros para seu desenvolvimento profissional e que vão transformar a forma como você trabalha!

Livros estão presentes na nossa vida por vários motivos. Seja qual for o tipo de conteúdo que eles abordam, eles são importantes, pois podem ser uma nova fonte de conhecimento. Decerto, dicas de livros sempre são bem-vindas. E no caso do desenvolvimento profissional, isso não é diferente!

Aliás, a quantidade de livros nessa área é enorme, por isso vale a pena se atentar as dicas. Até por isso, às vezes é difícil descobrir qual livro pode te ajudar nesse sentido, ou qual realmente tem um conteúdo valioso para a sua carreira.

Por esse motivo, no Dia Mundial do Livro, a PMG Vagas resolveu te ajudar trazendo 10 dicas de livros para seu desenvolvimento profissional.

A lista não conta apenas com leituras sobre relacionamento interpessoal, mas também com obras que trazem exemplos de liderança, gestão de pessoas, pensamentos inovadores e como construir uma cultura corporativa eficiente.

Dito isso, vamos à lista!

1. O Lado Difícil das Situações Difíceis, de Ben Horowitz

O empreendedor Ben Horowitz é um dos mais conceituados do Vale do Silício. E nessa obra conta a história de como negociou em diversas empresas de tecnologia.

Horowitz é conhecido por ser um grande fã de rap e no livro ilustra com suas músicas favoritas algumas das situações mais complicadas que um empreendedor precisa enfrentar.

Muito mais do que apenas um livro que conta a trajetória de um empresário bem-sucedido, “O Lado Difícil das Situações Difíceis” é uma ótima forma de aprender sobre relações interpessoais no mundo empresarial.

Caso você seja um gerente, por exemplo, a obra é bastante útil. Pois, ela foca tanto nas questões do negócio quanto no gerenciamento de pessoas.

Caso queira comprar o livro, clique aqui!

2. Garra. O Poder da Paixão e da Perseverança, de Angela Duckworth

Neste livro, a psicóloga Angela Duckworth apresenta um conceito que combina paixão e perseverança, que ela intitula de “garra”.

Com isso, Duckworth explica que nem sempre a “genialidade” é o que define o sucesso de alguém, mas esses fatores que ela apresenta.

Ainda que “Garra. O Poder da Paixão e da Perseverança” não sirva como um manual ou uma receita absoluta para o sucesso, ele apresenta pensamentos interessantes, a fim de mexer com o nosso crédulo.

No livro, ela dá algumas dicas importantes de como olhar para as nossas habilidades, realizar atividades extracurriculares, encontrar um modelo para se espelhar, entre outras. De fato, dicas essas que são importantíssimas para desenvolver suas hard skills e soft skills.

Caso queira comprar o livro, clique aqui!

3. O poder da presença, de Amy Cuddy

Essa dica é para quem tem extrema dificuldade em se apresentar, seja um projeto ou uma palestra para um grande número de pessoas.

Nessa obra, a psicóloga e pesquisadora Amy Cuddy (mundialmente famosa por seu TED Talk, um dos mais assistidos do mundo) oferece algumas dicas para se sentir mais confiante nesses momentos.

Em “O poder da presença”, Cuddy aponta que manter posturas “de poder” garante mais tranquilidade na hora de uma apresentação, além de impressionar quem está vendo você.

Por isso, essa é uma leitura quase obrigatória para quem precisa lidar com reuniões e apresentações frequentemente.

Caso queira comprar o livro, clique aqui!

4. A Única Coisa: A verdade surpreendentemente simples por trás de resultados extraordinários, de Gary Keller e Jay Papasan

Como ser mais produtivo? Uma das respostas para essa pergunta pode estar em “A Única Coisa: A verdade surpreendentemente simples por trás de resultados extraordinários”, de Gary Keller e Jay Papasan.

Nesse livro, os autores explicam as razões pelas quais a falta de foco é algo natural do ser humano. Por outro lado, ele ensina a derrubar esse “instinto”.

Além disso, é explicado também como é importante priorizar, empregando energia naquilo que mais importa no momento.

Então, para quem tem dificuldade em fugir da procrastinação no trabalho, essa é uma leitura obrigatória!

Caso queira comprar o livro, clique aqui!

5. A terceira porta: como as pessoas mais bem-sucedidas do mundo deslancham suas carreiras, de Alex Banayan

O título de “A terceira porta: como as pessoas mais bem-sucedidas do mundo deslancham suas carreiras” é certeiro sobre o que trata o livro. Nele, Alex Banayan visita alguns de seus ídolos, tentando descobrir o motivo pelo qual eles têm sucesso.

Apesar de soar como um livro de autoajuda qualquer, ele é bem mais do que isso: além de contar a história de Banayan, ele realiza uma análise minuciosa sobre o que algumas pessoas fazem para alcançar um alto nível de sucesso, com exemplos reais.

Para alcançar esse sucesso, Banayan nos apresenta o que ele chama de “Terceira Porta”, algo que representa a insistência em algum objetivo.

Por isso, a obra é uma ótima pedida para qualquer tipo de profissional, como um gerente que quer motivar a sua equipe ou alguém que está iniciando uma carreira.

Caso queira comprar o livro, clique aqui!

6. O melhor do mundo: saiba quando insistir e quando desistir, de Seth Godin

Livros que frisam a importância de não desistir em busca de um objetivo são comuns. Mas e o contrário?

“O melhor do mundo: saiba quando insistir e quando desistir” de Seth Godin é um desses livros que vão na contramão do senso comum de que é preciso insistir em um projeto até o final, mesmo que o fracasso seja inevitável.

De acordo com o autor, pessoas bem-sucedidas sabem desistir das coisas certas, na hora certa, mantendo seu foco e motivação naquilo que importa e no que é bom.

É uma leitura indicada tanto para pessoas que lidam com grandes projetos, quanto para aqueles que ainda estão perdidos em relação a que direção tomar na carreira.

Caso queira comprar o livro, clique aqui!

7. Uma Tribo de Mentores, de Tim Ferris

Ainda que esse não seja um livro com foco no mundo corporativo, vale a pena dar uma olhada em “Uma Tribo de Mentores”, de Tim Ferris.

Nele, o autor entrevista 100 “mentores”, bem-sucedidos em suas áreas.

Os mentores respondem 11 perguntas, e algumas delas são bastante enriquecedoras, como “Quais livros influenciaram mais a sua vida?” ou “Como uma falha o impulsionou ao sucesso?”.

O fato dos 100 entrevistados terem respostas completamente diferentes para as mesmas perguntas é algo que torna a obra cativante. Para quem quer crescer profissionalmente, mas busca uma leitura mais leve e que ao mesmo tempo seja enriquecedora, “Uma Tribo de Mentores” é uma ótima dica.

Caso queira comprar o livro, clique aqui!

8. Os Quatro: Apple, Amazon, Facebook e Google. O Segredo dos Gigantes da Tecnologia, de Scott Galloway

Se você é um apaixonado por tecnologia, ou tem curiosidade em saber como funciona as gigantes da tecnologia, esse livro é pra você!

Com um conteúdo leve e ao mesmo tempo bastante crítico “Os Quatro: Apple, Amazon, Facebook e Google. O Segredo dos Gigantes da Tecnologia” familiariza o leitor com as políticas e estratégias de mercado das quatro empresas.

Assim, o livro oferece muitos insights e é inspirador para quem participa de projetos inovadores.

Caso queira comprar o livro, clique aqui!

9. Powerful: Como construir uma cultura corporativa de liberdade e responsabilidade, de Patty Mccord

Para quem gerencia pessoas, “Powerful: Como construir uma cultura corporativa de liberdade e responsabilidade” pode entregar valiosas informações para quem busca motivar a sua equipe.

No livro, Patty McCord (ex-diretora de talentos da Netflix) conta como a empresa norte-americana motiva equipes e desconstrói uma série de conceitos tradicionais sobre o assunto.

Aliás, para quem trabalha em uma empresa mais tradicional, o conteúdo pode ser “chocante”.

De qualquer forma, essa é uma leitura obrigatória para você que busca despertar todo o potencial de seu time, e quer influenciar de forma positiva o ambiente de trabalho.

Caso queira comprar o livro, clique aqui!

10. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

Para encerrar a lista, temos o que é provavelmente o livro mais famoso de desenvolvimento pessoal e profissional: “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”.

Podemos considerar a obra de Dale Carnegie um clássico nesse sentido. Mesmo após mais de setenta anos do seu lançamento e milhões de exemplares vendidos, ele continua sendo um manual sobre relacionamento com pessoas.

No livro, o autor oferece várias técnicas e métodos para que qualquer pessoa se desenvolva profissionalmente. Por exemplo, via meio de uma comunicação eficiente, bem como ao mesmo tempo receptiva.

Por isso, a leitura que encerra essa lista serve para qualquer um que queira se desenvolver profissionalmente, seja um CEO ou alguém de nível júnior. Afinal, comunicação é tudo!

Caso queira comprar o livro, clique aqui!

Mas e você, tem dicas de livros sobre desenvolvimento profissional para sugerir? Deixe nos comentários!

E se acaso, queira deixar apenas o seu ponto de vista sobre nosso texto: “10 dicas de livros para seu desenvolvimento profissional”, fique à vontade.

Logo após a sua opinião, eu repondo para você. Até mais!

Profissão e Carreira

Deixe uma resposta